Antes das falas dos vereadores, presidente Adelson convidou a Secretária de Saúde Fernanda para fazer uso da tribuna e fazer um convite aos nobres vereadores, para que participassem da CIB Itinerante (Comissão Intergestora Bepartite) em Jaru no dia 19 de setembro, na ACIJ, às 9 horas da manhã, onde acontecerão discussões e debates sobre a saúde do nosso estado.
Vereador Abel agradeceu ao prefeito Gilliard e ao vice-prefeito Edmilson pelo trabalho de tapa buracos realizado na entrada de Palmares, e aproveitou para fazer cobrança sobre a conclusão do serviço de micro revestimento das ruas no distrito, e ainda, lembrou sobre pedido feito anteriormente em sessão, para que as lâmpadas queimadas em Palmares fossem substituídas. Relatou sobre agenda em Porto Velho, juntamente com o presidente Adelson e o vereador Zé Mota, onde passaram pelo gabinete do deputado Cássio Goes e também pelo gabinete do deputado Jean, buscando emendas para o município.
Vereador Zé Mota relatou sobre cobranças recebidas da população a respeito do campeonato municipal. Fez cobrança também sobre a devolução da academia do bosque, que foi retirada para a efesta da agricultura e ainda não havia sido restituída ao local. Tratou sobre algumas demandas na área da saúde que ainda precisam ser resolvidas e que já vêm sendo cobradas por alguns vereadores, como a questão do aumento do valor do auxílio alimentação dos servidores e também dos plantões extras.
Vereador Zé Barros Júnior ressaltou mais uma vez sobre a importância da publicação dos recursos que cada vereador consegue, pois muitas vezes acontece da população confundir, e algumas pessoas acabam não esclarecendo de quem realmente é a ação. Relatou sobre recurso advindo do deputado Ezequiel Neiva, para trabalhar no Lamarca 1 e 2, Conselheiro 3 e Assentamento Tiradentes, implantando manilhas nessas vicinais em 72 entradas de propriedades, e que o projeto estava pronto, totalizando cerca de 512 mil reais, faltando apenas alguns detalhes para a realização dessa ação. Destacou o trabalho de recuperação das estradas das vicinais nas linhas 601, 599, 597 e Nova Olinda e parabenizou a toda a equipe da secretaria de obras pelo trabalho. Agradeceu ao secretário Edmilson e ao Branco por atenderem com celeridade a uma demanda repassada pelo vereador, no setor chacareiro, levando o caminhão pipa lá para apagar um fogo que se iniciava no local.
Presidente Adelson relatou sobre agenda em Porto Velho, juntamente com os vereadores Zé Mota e Abel, buscando recursos para o município com os deputados, passando na SETUR para tratar sobre um evento turístico e cultural do nosso município, e também passando na Casa Civil. Tinham o objetivo de ir na SEDUC para tratar de recursos para a educação, mas não foi possível devido a uma manisfestação que estava acontecendo por causa da greve existente. Relatou sobre as visitas nas escolas do município, juntamente com a vereadora Vanessa, onde puderam recolher as demandas de cada uma.
Vereadora Vanessa pediu tempo de líder e fez uso da tribuna, onde expressou seu sentimento de gratidão pela recepção que tivera nas escolas Josilei e João Marques, onde receberam as demandas das mesmas e já fizeram o encaminhamento para a secretária Franciele e para o prefeito. Citou uma situação a qual ela achou engraçada também, que aconteceu na escola Manoel Ribeiro, onde ela perguntou aos alunos qual era a função dos vereadores, e um aluno respondeu que era pedir voto, e então ela destacou a importância dessa visita nas escolas para esclarecer também para os alunos que os vereadores são eleitos para fiscalizar e legislar. Vereador Zé Barros Júnior pediu questão de ordem, e contribuiu com a fala da vereadora sobre o assunto, sugerindo que fossem realizadas sessões itinerantes nas escolas para levar até as crianças o entendimento sobre a função dos vereadores. Presidente Adelson também contribuiu, dizendo que é uma demanda muito boa, a qual irão estudar para realizar, de forma que não atrapalhe o calendário escolar dos alunos.